Psicomotricidade
A Psicomotricidade ocupa um lugar importante no desenvolvimento infantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.
A Psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta:
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Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas);
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Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal;
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Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários;
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Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção;
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Ampliar e valorizar a identidade própria e a autoestima dentro da pluralidade grupal;
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Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo;
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Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.
Considerando-se que na primeira infância existe uma forte correlação entre os desenvolvimentos motores e intelectuais, e de suma importância a estimulação do desenho infantil , que representa seu primeiro “tesouro” expressivo, que muito irá contribuir para o desenvolvimento infantil e consequentemente para a construção de sua linguagem / aprendizagem.
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