top of page

Ansiedade

É um sentimento desagradável, caracterizado por sensação de perigo, tensão, inquietação, preocupação, que vem acompanhado de alterações fisiológicas tais como palpitação, dores de cabeça, “frio no estômago”, insônia e sudorese. Quase todos nós sentimos ansiedade diante de situações ameaçadoras ou estressantes. A ansiedade somente é considerada anormal quando acontece em situações de ameaça desconhecidas, vagas, em que a maioria das pessoas enfrenta com pouca dificuldade.

Os Transtornos de Ansiedade incluem um grupo de transtornos em que a ansiedade é o principal sintoma, como por exemplo, no Transtorno de Pânico, ou é experimentada quando a pessoa tenta controlar certos comportamentos de inadaptação, como é o caso das Fobias ou Transtorno Obsessivo­ Compulsivo.

A ansiedade pode ser tratada através da psicoterapia e o uso de medicação em alguns casos se faz necessário. Na psicoterapia busca­se a mudança de crenças errôneas, que podem causar ansiedade, oferecendo ao indivíduo novas habilidades de enfrentamento.

bottom of page